Por Bruno Cassucci e Cahê Mota — Rio de Janeiro

 


Uma convocação com chegadas e saídas de nomes consagrados. É isso o que se espera da lista que será divulgada por Carlo Ancelotti nesta quarta-feira, às 15h (de Brasília), na sede da CBF, para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão. Raphinha fora por lesão e Vini Júnior de volta são os destaques entre os escolhidos pelo italiano, que chega ao Brasil no início da manhã.

Como já tinha acontecido após a Data Fifa de junho, Ancelotti não permaneceu em território brasileiro o período entre convocações e passou as últimas duas semanas com a família no Canadá. O roteiro é o mesmo dos dois meses de férias até a lista de setembro. E foi de um dos países-sede da Copa do Mundo que o treinador observou a lista de desfalques aumentar.

Raphinha, Alexsandro Ribeiro e Marquinhos já eram baixas por lesões sofridas nas últimas semanas e a rodada da terça-feira da Champions aumentou ainda mais essa relação: Andrey Santos e Alisson foram substituídos das partidas de Chelsea e Liverpool por problemas médicos e também não vão ter condição de serem convocados. Todas as contusões são musculares.

Carlo Ancelotti não parou quieto desde quando chegou ao Brasil

Carlo Ancelotti não parou quieto desde quando chegou ao Brasil

Já Éder Militão, que foi substituído ainda no primeiro tempo do clássico com o Atlético de Madri por conta de uma pancada, desfalcou o Real diante do Kairat, mas a informação que chegou para a CBF é de que não há lesão. O mesmo vale para Luiz Henrique e Douglas Santos, poupados da rodada do último fim de semana pelo Zenit.

Se a lista de desfalques é extensa, a expectativa é de que Carlo Ancelotti promova os retornos dos velhos conhecidos Vini Júnior e Rodrygo. O primeiro não foi chamado para as últimas rodadas das eliminatórias por estar suspenso diante do Chile e é nome certo, enquanto o Rayo tem boas chances de ser convocado pela primeira vez pelo ex-treinador.

Vini Jr. e Rodrygo serão os brasileiros presentes no dérbi de Madrid — Foto: Getty Images

Vini Jr. e Rodrygo serão os brasileiros presentes no dérbi de Madrid — Foto: Getty Images

As ausências abrem espaços ainda para observações, por mais que a pré-lista enviada para a Fifa no último dia 21 de setembro não conte com grandes novidades. Um dos destaques do Brasileirão no último mês, Philippe Coutinho não foi pré-convocado, apesar das declarações de Fernando Diniz de que merece uma chance com a camisa da Seleção.

A ausência na pré-lista, no entanto, não impede a presença na lista definitiva que será divulgada nesta quarta-feira. A única diferença é que um jogador que não esteja nesta relação inicial não terá liberação obrigatória e dependerá do aval do clube.

É neste cenário de baixas e retornos que Ancelotti fará a terceira convocação no comando da Seleção nesta quarta-feira. A delegação se apresenta na próxima segunda-feira, em Seul, e encara a Coreia, dia 10, na capital coreana, e o Japão, dia 14, em Tóquio.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Twitter Instagram Linkedin Youtube